VEJA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO NA LEITURA DOS OFICINEIROS
ESPAÇO DESTINADO AO RESUMO DOS PROJETOS INICIADOS NA OFICINA
Título do Projeto: Bata no lugar certo
Proponente: Rogério Souza Jr.
Resumo: Com este projeto será dada a manutenção das atividades culturais do Gres Unidos pela Diversidade de Joinville, com a realização de oficinas de percussão e uma série de apresentações musicais. Para tanto estão previstos a contratação de mestre de bateria, músicos auxiliares, aquisição de instrumentos musicais e uniformes bem como despesas com a realização das apresentações.
Joinville não pode ficar fora da maior festa da cultura popular brasileira, por isso que nos últimos anos o carnaval vem crescendo na nossa cidade , o público comparecendo e tornando a cada ano um desafio ainda maior para as escolas de samba, trazer o melhor e fazer melhor.
Título do Projeto: Identificação de espécies tintórias da mata atlântica para extração de pigmentos naturais
Proponente: Mariluci Kersten
Os trabalhos manuais foram passados a mim, pela minha mãe, desde pequena. Conforme fui aprendendo as técnicas, fui identificando minhas preferências. Quando comecei a comercializar algumas peças, a mais ou menos 15 anos, iniciei com o crochê, confeccionando peças pequenas como faixas de cabelo e toucas. De acordo com o tempo fui ampliando meu leque de produtos, incluindo a customização de peças através do tingimento por corantes em pó. Há 2 anos estou trabalhando como artesã cadastrada junto a Fundação Cultural de Joinville com as técnicas do crochê e do tingimento em tecido a quente.
Preocupada com o destino do corante utilizado, comecei a pesquisar sobre técnicas alternativas, onde conheci o atelier Etno Botânica em São Paulo que é referência na técnica de tingimento natural. Tive a oportunidade de realizar uma oficina neste atelier de extração e tingimento de fibras naturais (algodão, seda e lã). Como a maioria da matéria prima (plantas) utilizada para extrair os corantes não fazem parte da mata atlântica da região Norte de SC teve-se a vontade de levantar esta informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário